Friday, May 4, 2007

>>> S O B R A L - C E <<< by CH

E aê povo!!!
Passei 10 dias viajando a trabalho por algumas cidades do Noroeste Cearense. Não tive muito tempo pra poder registrar todas, e foi muito sacrificante ter que registrar Sobral, uma vez que eu saia às 7h e só voltava quando já era noite, eu nem ia registrar nada em Sobral, mas depois pensei melhor, a cidade merecia um registro, mesmo que fosse por um olhar leigo. Eu me Sacrifiquei acordando as 4h30 por dois dias, arrumava tudo, tomava banho e café e saia do hotel as 5h30 pra voltar às 7h em ponto, depois disso eu ia trabalhar. Acredito que por isso a qualidade das fotos não esteja tão boa, eu apliquei o photoshop em quase todas. Mas valeu muita a pena...nem eu que já tinha passado por Sobral a 11 anos atrás, sabia desse rico patrimônio arquitetônico, fiquei pasmo com tantos prédios antigos e tão bem conservados. Uma cidade que se preocupa muito com estética, calçadas de Sobral...não vi nenhuma irregular, todas são padrão, da mesma altura e em todas as esquinas acesso a deficientes. A única coisa que não gostei, foi não ter encontrado um supermercado, e olha que eu procurei muuuuuito. Bem, melhor ser breve pra não ficar enchendo aqui, ainda tem mais texto abaixo.

Ah, pra quem não sabe, Sobral é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).

Fundação: 1841
População: 172.685
Altitude: 70m
Área: 2.123 km
PIB: 1.147.824 Reais
IDH (2000): 0,698 (7º no Ceará)



Situada na Região Noroeste do Ceará, a 235 quilômetros de Fortaleza, entre as águas do Rio Acaraú e a Serra da Meruoca, Sobral limita-se ao norte com os municípios de Massapê, Santana do Acaraú e Meruoca, ao sul com Santa Quitéria, Groaíras e Cariré, a leste com Itapipoca, Irauçuba e Canindé, e a oeste com os municípios de Coreaú, Mucambo e Alcântara. Sobral é ligada a Fortaleza através da BR-222, que liga, ainda, o Ceará ao Piauí, ao Maranhão e ao Pará. O Terminal Rodoviário encontra-se em processo de reforma estruturais e modernização. Hoje, atende ao público com transporte intermunicipal e interestadual contado com ônibus saindo e chegando em intervalos de 15 minutos. O aeroporto da cidade, é um dos três mais importantes do Ceará e já mantém linhas regulares de aviões de porte médio.

Sobral vem experimentando um forte processo de modernização em sua estrutura econômica. Há 50 anos, a cidade era o mais importante pólo comercial do norte do Estado. Na segunda metade do século XIX o desenvolvimento de Sobral chegou a superar o de Fortaleza. O progresso da cidade se firmou a partir da instalação de indústrias e de um vigoroso sistema educacional e de prestação de serviços de saúde.

Arquitetura
Temos em Sobral, cinco grandes grupos, digamos assim, arquitetônicos:
• O primeiro é o da Praça São João, em torno da Praça.
• O segundo é o trecho que vai da Igreja das Dores até a Igreja do Rosário, pegando a rua Ernesto Deocleciano.
• O terceiro, o conjunto de casas em estilo Art. Noveau da Praça João Pessoa.
• O quarto, o trecho que vai do Arco de Nossa Senhora de Fátima até a Praça Dr. José Sabóia (antiga Coluna da Hora).
• O quinto são as casas e monumentos isolados (O Patronato, chamado Outão Enobrecido; uma casa ao lado da loja Odésio Cunha; o Colégio Sant'ana; o sobradinho da Casa Samuel, na rua Ernesto Deocleciano; o prédio do Radier; e o Teatro São João). Dentre as valiosas edificações contemporâneas da Instalação da Vila em 1773, podemos citar a que pertenceu ao Capitão-Mor José de Xerez da Furna Uchoa - introdutor da cultura do café no Ceará - localizada na Praça da Sé.

O mais antigo da cidade ou mesmo do Estado, datado de 1814, é o que foi construído pelo Coronel Inácio Gomes Parente, então chefe político em Sobral e deputado à Corte Constituinte de Lisboa, hoje quase totalmente destruído.>

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