Sunday, April 15, 2007

Ver-O-Peso, maior feira livre da AL completa 380 anos.

Cartão postal de Belém se enfeita para festejar mais um aniversário

>
O Ver-o-Peso, símbolo de Belém por excelência, está completando aniversário. São 380 anos de história, escrita diariamente pelo vaivém de vendedores e compradores, num comércio de frutas, peixes e ervas que remonta ao início da cidade. São muitos cheiros, cores e sons identificados por quem transita ali mas, principalmente, por quem abre a janela de casa e tem esse cartão-postal como paisagem.
Doca do Porto de Belém, ao lado do Forte do Castelo, quem visita Belém não pode deixar de conhecer o famoso mercado a céu aberto. É lá que a cidade acorda há mais de três séculos, com a chegada dos barcos, bem cedinho.
Sua origem data da segunda metade do século XVII. Em 27 de março de 1687, quando resolveram estabelecer um rígido controle alfandegário na Amazônia, os portugueses criaram um posto de fiscalização e tributos - a casa do Haver-o-Peso. Uma balança e um funcionário público mediavam as transações comerciais da época.
Os tempos passaram e a feira, onde se vende e compra de tudo, continua sendo o mais bonito cartão postal de Belém. O Ver-o-Peso é uma mistura de um passado que continua vivo, com um presente cheio de inovações que tentam adentrar naquele mundo. Começou com um ancoradouro simples, onde embarcações de todo mundo aportavam na Baía do Guajará, formada pelos rios Guamá, Moju e Acará. Atualmente ali encostam tanto os barcos de pesca quanto as pequenas canoas.

001


002


003


004


005


006


007


008


009


010 Feira do Açaí no Ver-o-peso pela acordando a cidade


011


012


013


014 Farinha de Mandioca(amarela) e de Tapioca(branca)


015


016 Porquinho a vendo (olha aí Kelsen)


Mandingas, encantarias e remédios para todos os males são uma atração a parte na maior feira-livre do Brasil. As mandingueiras, chamadas de bruxas por muitos, são mulheres que vivem de misturar ervas, perfumes e pedaços de animais, criando "poções mágicas".

017


018


019


020 Cupuaçu


021 Açaí in natura


022 Preparo do Açaí


023 Preparado para comer


024


025 Camarão


026 Tucupí


027


028 Cordão do Peixe-boi no Carnaval de Belém


029


030


031


PARABÉNS VER-O-PESO>
Fonte das imagens: Panoramio, Webshots e Flickr (Coletada apenas imagens que estavam disponíveis)>

Prédios no Meireles (3/3) - Último Capítulo!

Ae, finalmente! =)
A terceira parte dessa trilogia...

Começando com as dedicatórias: GRGM, nictheroy, Farrapo
Quem ainda não foi homenageado, aguarde sua vez. =)

Dessa vez não tem historinha... =T Mas eu queria avisar que algumas fotos não ficaram lá essas coisas porque tava quase anoitecendo! E também nem deu tempo de tirar foto de todos os prédios que eu pretendia, mas dá pra ver nos skylines!

Essa parte do Meireles fica em frente ao aterro da Praia de Iracema (mas oficialmente o bairro é o Meireles), lá acontece algumas coisas... shows, campeonatos, ponto de largada de corridas, e tal...

01- Skyline visto do quebra-mar (direita)


02- Prédios de um trecho da Beira Mar vistos do quebra-mar. ATENÇÃO: Os prédios fudidos são só os 2 da direita, os outros tão em CONSTRUÇÃO! =)


03- O mar visto do quebra mar. Muita gente fica sentada nessas pedras... conversando, e tal... à noite também dá pra ver gente andando nesse quebra-mar, mas é muito escuro, deve ser um antro de pilantras!


04- Hotel Classic


05- Paladium (eu acho)


06- Skylinezinho...


07- Holiday Inn (Punk, não? ;P)


08- Um residencial do lado do Holiday Inn


09- Outros prédios que aparecem na foto 6.


10- Prédios vistos de uma rua.


11- Prédio lá numa rua.


12- Outro prédio, perto do SEBRAE. Olhem essas escadas...!


13- Prédiozinho legal...


14- Trinidad y Tobago. Na verdade são 2 prédios iguais... dá na mesma.


15- Avenida Monsehor Tabosa, na fronteira entre a parte de "calçamento" e a asfaltada. Essa parte de "calçamento" é a mais turística, CHEEIAAA de lojinhas, e dessas carnaubeiras... muito bonita! O ruim é que tava quase escuro, tive que tirar uma foto bem rápido, ainda voltei pra tirar foto de prédio... E minha câmera tava com um troço!


16- Skyline visto do aterro... (role pra direita) notem aquele prédio legal ali no meio...


*- ... é o Altavista, não deu pra tirar foto, e nem faz sentido tirar foto muito em cima do prédio, não dá pra ver nada. Ã" um render, tá igual!


17- Skyline de novo, mais pra esquerda. Dá pra ver o Ideal Clube, quem é esperto e viu meus threads passados, sabe o que é! =)


18- Também dá pra ver o Ideal... a iluminação nocturna é muito bonita!



SESSÃO ARTÍSTICA

19- Isso é um... local de oração no meio do aterro, do lado do quebra-mar. Só tem essa cruz, um banquinho e umas pedras brancas ao redor, onde a galera senta!


20- Essa não tem nada de artística... foi tirada mais ou menos em frente ao Holiday Inn, no final do aterro.


21- Agora essas tão artísticas! Uma escuna...


22- Galera andando no aterro...


23- Rochas ao lado do quebra-mar, em frente ao Bom de Vera. Quem foi esperto e viu meus threads passados, viu como o Bom de Vera é bonitinho. =P


É, se bem que esse thread não ficou essas maravilhas todas não, mas o que eu falei acabou servindo de marketing. =P

Mas e aí, gostaram? Se quiserem comentar, fiquem à vontade, viu... ;P>