Saturday, April 14, 2007

Mosqueiro

MOSQUEIRO - A Bucólica



Mosqueiro está localizada na costa oriental do rio Pará, no braço sul do Rio Amazonas, em frente à Baía do Guajará. Está situada a uma distância de cerca de 75 km de Belém, por rodovia. Separa-se do continente pelo Furo das Marinhas (um rio), sobre o qual se ergue a ponte "Sebastião R. de Oliveira", com 1,4 km de extensão.



O nome "Mosqueiro" é originário da antiga prática do "moqueio" do peixe pelos indígenas tupinambás que habitavam a ilha, que era a maneira que eles dispunham para conservar o alimento, prática essa absorvida pelos colonos que vieram depois, criando-se, ali, uma pequena indústria que exportava peixe "moqueado" para a Capital, numa época em que a geladeira ainda era desconhecida. Mesmo assim, o peixe conservado por esse processo deveria ser consumido nas próximas 24 ou 36 horas. "Moqueio", "mosqueio"... o termo foi sofrendo alterações lingüísticas ao correr do tempo até fixar-se em "Mosqueiro".
A história de Mosqueiro começou no período colonial, época em que as terras da ilha pertenciam ao Distrito de Benfica. Mas as habitações só começaram a aparecer por volta do século XVIII, com a chegada dos colonizadores portugueses. No final do século XIX Mosqueiro foi redescoberto, como balneário, quando muitos estrangeiros (que se instalaram no Pará durante o período áureo da borracha) costumavam passar os fins de semana na ilha. Os ingleses, da Pará Eletric Railways Company, foram responsáveis pela instalação da energia elétrica e de meio de transporte interno. Já os alemães, franceses e americanos eram em sua maioria, funcionários de companhias estrangeiras como Port of Pará e Amazon River.
Não demorou muito para que seringueiros e balateiros da região do Marajó e a própria sociedade belenense seguissem os passos dos europeus e americanos, e começassem a erguer na orla vivendas e trapiches para facilitar o embarque e desembarque da população.


Pórtico


Matriz






Chalés










Casa quase Desabando


Orla










Igarapé


Praias - A Orla de Mosqueiro é adornada por várias praias de rio, banhadas por águas de baías e com ondas semelhantes às de praias oceânicas. As mais movimentadas são a do Areião, Bispo, Grande, Prainha, Farol , Chapéu Virado, Porto rthur, Murubira, Ariramba, São Francisco e Carananduba. Mosqueiro dispõe ainda de praias mais tranquilas, como o Marahú, Caruará, Paraíso, Conceição, Anselmo, Bacuri, Fazendinha, Camboinha, Menino Jesus, Paissandu e Baía do Sol.










De cima pra baixo - Praia do Farol, do Bispo e Praia Grande.









>

0 comments: