Thursday, April 26, 2007

O futuro piso da Av. paulista

Eu, no meu ócio, e muito interessado em urbanismo como ando (tipo calçadas, postes, caiação - aliás, como tenho abominado a caiação), resolvi ir atrás do tal piso intertravado que será instalado (não sei quando) na Paulista...

Não sei se todos conhecem, mas achei uma boa descrição e algumas imagens de como é esse piso...MUITO INTERESSANTE o artigo, dêem uma olhada...

PAVIMENTAÇÃO COM LAJOTAS DE CONCRETO

Classificado como um tipo de pavimento semi-rígido, o pavimento intertravado com blocos pré-moldados de concreto permite a execução de reparos sem deixar marcas. Trata-se de uma excelente alternativa, tanto do ponto de vista técnico quanto econômico, além de ser uma opção intermediária entre os pavimentos rígidos e flexíveis.


A superfície da pavimentação intertravada é antiderrapante, proporcionando maior segurança em trechos com rampas ou curvas, principalmente quando a pista estiver molhada. Possui ainda grande poder de difusão da luz solar ou artificial (iluminação pública), apresentando menor temperatura superficial durante o dia e melhor condição de visibilidade à noite. Além disso, se destaca pela grande facilidade e velocidade de execução. Os serviços de manutenção são simples, bastando a remoção localizada das peças, recuperação do trecho danificado (recalque do subleito, vazamento de tubulações de água, etc.), e reposição das peças.



Despesas com operações de tapa-buracos, recapeamento e selagens de trincas não existem como ocorre com outros tipos de pavimentos. As ferramentas utilizadas tanto no processo de execução quanto no de manutenção são simples, entre elas: compactador vibratório portátil (tipo placa vibratória), pá, vassoura, gabarito de madeira, etc.


Indicado para pavimentos sob os quais se instalarão, posteriormente, redes de água, esgoto e telefone; áreas sujeitas à execução de manutenção subterrânea, entre outros, o piso intertravado ainda pode ser fornecido em vários modelos, espessuras e cores, se enquadrando dentro dos padrões técnicos e estéticos requeridos em projeto. Trata-se, portanto, de uma alternativa a ser considerada por administradores públicos e privados, projetistas, consultores e empreiteiros, bem como por qualquer pessoa envolvida na escolha dos tipos de pavimentos a serem utilizados nos mais diversos campos de aplicação. Na próxima página você vai entender o motivo pelo qual o piso intertravado é considerado ecológico.

A escassez de água no meio ambiente e as formas de garantir o melhor aproveitamento desse recurso, são alguns dos temas mais discutidos em todo planeta. A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) afirmou que nos próximos cinqüenta anos, os problemas relacionados com a falta de água afetarão todas as pessoas no mundo. Uma das causas é a ação predatória do homem, que continua a intervir no ciclo hidrológico, o que acaba por contribuir na intensificação dos desastres naturais, seja com o desmatamento ou até mesmo pela impermeabilização do solo através da pavimentação de grandes áreas.

Ao longo dos anos, muitos fatores vêm modificando as exigências da gestão municipal, impondo a busca de novas soluções que sejam, ao mesmo tempo, práticas e capazes de agregar outros valores para a economia do município e para a vida dos contribuintes. A exemplo disso, a Prefeitura de Belo Horizonte fez algumas alterações na Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo do Município, que aprovaram mudanças que vêm de encontro às necessidades da sociedade e da cidade, em se adaptarem à dinâmica urbana e às conseqüências deste crescimento.

Segundo a referida Lei, as vias públicas deverão ser pavimentadas com revestimentos que tenham maior capacidade de permeabilização, o que irá garantir através de medidas adequadas de planejamento de uso e ocupação do ambiente, os recursos hídricos na quantidade necessária e na qualidade desejada aos seus diversos usos.

Os blocos de concreto para pavimentação permitem a perfeita drenagem das águas de chuva e, ao mesmo tempo, evitam a impermeabilização do solo, pois as juntas entre as peças possibilitam a infiltração de uma parcela das águas incidentes, amenizando desta maneira, o impacto ambiental. É considerado, portanto, um piso ecologicamente correto.


Para saber mais:
www.abcp.com.br

Imagens





Blumenau já tem..


Salvador






>

0 comments: