3a Perimetral de Porto Alegre....BY NIGHT .........elevadores e escadas rolante O complexo viário se desenvolve como três faixas na seqüência da 3a Perimetral, interceptando como passagem de nÃvel subterrânea outra importante rua da capital, a Protásio Alves. A pista central destina-se a um corredor de ônibus, e as duas pistas laterais a veÃculos em geral. O viaduto, projetado como um sistema de nÃveis integrados, conta ainda com estação de embarque e desembarque, equipada com elevadores e escadas rolantes. O projeto buscou na flexibilidade do concreto um desenho original, com curvas, planos e volumes variados. O resultado, pouco comum nesse tipo de equipamento urbano, é uma estrutura de grande plasticidade visual, encomendada pela administração municipal ao arquiteto Jorge Debiagi, com o objetivo de servir ao usuário com grande conforto. Para essa obra, foram adotados concretos de resistências diferentes, inclusive o CAD - concreto de alto desempenho, de 40 MPa, para a estrutura. Foram consumidos 4 mil m3 de concreto simples, 2 mil m3 de concreto compactado com rolo e 6 mil m³ de concreto de alto desempenho.       > |
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