Wednesday, April 18, 2007

Revitalizacao da Rua Marechal Deodoro - Curitiba

A rua Marechal Deodoro eh uma das ruas mais importantes e simbolicas da cidade de Curitiba. Ela fica no centro da cidade e eh paralela a rua das flores (uma quadra a cima). Nela estao situados a grande maioria dos escritorios das instituicoes financeiras da cidade. Nela situam-se muitas obras importantes como o Edifio Atalaia (de Rubens Maister) o Edificio Italia, o Museu de Arte Contemporanea, a Capela do Colegio Santa Maria, entre muitas outras. Ate os dias atuais a grande avenida veio perdendo seu valor, veio se deteriorando. Muitos lojoes de comercio popular comecaram a se instalar, as calacadas apodreceram, as arvoreas cresceram demais... Mas agora, com o grande projeto do centro vivo ( www.acpr.com.br/site%5Fcentrovivo/ ) ela vai ser finalmente revitalizada, comecando pelas calcadas e mobiliario urbano. Segue a noticia da prefeitura e algumas (poucas ) fotos que eu tinha aki:





Edifico Italia

Edificio Invespark (novo edificio, ares de renovacao no centro)


noticia:
O plano de revitalização da Rua Marechal Deodoro, que integra o Projeto Marco Zero da Prefeitura de Curitiba, foi apresentado na manhã desta quinta-feira (29) a empresários da Associação Comercial do Paraná (ACP) e representantes do setor financeiro. A apresentação, feita durante café da manhã na sede da ACP, ficou a cargo do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Henrique Fragomeni e do coordenador do projeto Marco Zero, Ariel Stelle. A reunião contou com a presença dos secretários municipais de Urbanismo, Luiz Fernando Jamur, e de Planejamento, Antonio Poloni, e do administrador da Regional Matriz, Omar Ackel.

Novas calçadas em Curitiba darão mais conforto e segurança aos pedestres
O projeto prevê a construção de novas calçadas, nos dois lados da avenida, num investimento total de R$ 3 milhões. A licitação para a obra já está em curso. Também estão previstos investimentos por parte da iniciativa privada, para benfeitorias como protetores para árvores, câmeras de vigilância e iluminação pública.

Segundo Fragomeni, a Prefeitura e os empresários estão caminhando para uma convergência mais efetiva nas ações, o que trará benefícios para toda a comunidade. O presidente da Associação Comercial do Paraná, Cláudio Slaviero disse que o projeto ajudará a fortalecer o comércio e o turismo no centro da cidade. "Com o trabalho conjunto entre Prefeitura e empresários, todos ganham", afirmou Slaviero.

A obra - O projeto para as calçadas contempla uma faixa central com piso antiderrapante, pista tátil para deficientes visuais, rampas de acesso para deficientes físicos e plantio de novas árvores. A extensão da obra é de nove quadras, entre as ruas Desembargador Westphalen e Mariano Torres. A área total de calçadas é de 12.535 metros quadrados e a área de pista tátil para deficientes visuais, de 717 metros quadrados, num total de 1.670 metros. Serão colocadas 70 rampas para portadores de deficiência física.

Nas áreas de tráfego mais intenso de pedestres, será construída uma faixa em bloco de concreto pré-moldado intertravado. Os blocos pré-moldados, com 10x20x06 cm, são antiderrapantes, para que os pedestres possam circular com mais conforto e segurança.

Nas calçadas, área destinada ao mobiliário urbano - como postes de iluminação, bancas de revistas, lixeiras, paradas de ônibus -, será mantida uma faixa de mosaicos em pedra portuguesa, com o desenho original de gregas, com 2,20 metros de largura, como memória de período importante de urbanização de Curitiba.

Avenida histórica - Circulam diariamente pela Marechal Deodoro cerca de 50 mil pedestres, mais de 20 mil automóveis, 600 ônibus, 288 caminhões e 2.688 motos. A rua Marechal Deodoro já foi chamada de Rua Carioca de Baixo, quando tinha apenas três quadras. Também foi Rua do Comércio e Rua do Imperador, quando da visita do imperador D. Pedro II, em 1880. Com a proclamação da República, passou a ser Marechal Deodoro, com características provincianas até meados do século 20.>

0 comments: