Tuesday, May 1, 2007

Osório, o município que menos cresce no RS...

Notícia triste para os osorienses em 2002; a cidade foi a lanterna em crescimento econômico no estado, no período de 1992 a 2002.

Mas as coisas vem mudando rapidamente, a cidade cresce bastante e pelas previsões é um dos municípios que mais crescem no estado atualmente. Boa parte deste crescimento é por causa da segunda maior usina eólica do mundo, instalada na cidade.
Mas este crescimento não é apenas econômico, mas também social; os investimentos em qualidade de vida são muitos. Vários projetos antigos também vão virar realidade em breve, como a urbanização do entorno da Lagoa Marcelino (ao lado da cidade) e a criação de uma avenida às suas margens, o tão sonhado teleférico, o mirante no Morro da Borússia, a troca de todo sistema de esgoto da cidade por um novo, que será o mais moderno do país, capaz de tratar 100% do esgoto da cidade, etc.




Dados de Osório:

População estimada (2006) - 40.626 habitantes (sendo que uns 32.000 apenas na zona urbana)

PIB* (aproximado - 2007) - R$ 520 milhões

PIB per capita* (aproximado - 2007) - R$ 14.000

IDH (2000) - 0,839

*são projeções, pois não se sabe ao certo o PIB da cidade a partir de 2006, quando o Parque Eólico passou a operar)




Como faz tempo que eu não vou para lá, as fotos são todas garimpadas da internet. A maioria dos prédios da cidade tem entre 5 e 6 andares, e foram construídos na decada de 60 e 70, alguns são interessantes, mas não tenho fotos deles. A cidade tem vários lançamentos, quando eu for para lá pretendo trazer alguns renders.


Aéreas da cidade:

1.


2.


3.


4. Foto mais atual do centro


5. Bairros próximos a lagoas


6.


Alguns prédios (consegui só uns em um site de uma imobiliária)

Comerciais:

7. Hamurabi Center - o mais alto da cidade com apenas 11 andares


8. Foto by Eduhaus - http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=341156


9. Segundo prédio comercial mais alto da cidade, pena que ele fica no meio da quadra e eu tenho só esta foto da entrada dele. =/


10. Centro Profissional Esparta


11. Centro Profissional Alfa (tem uns 12 anos)


Prédios residenciais

12. E as sacadas...


13.


14. Esse também é antigo...


15.


16. Prédio bem antigo, porém foi restaurado a poucos anos.


17.


18.


19.


20.


21. Outra do Eduhaus... Os dois prédios tem 7/8 anos


Osório também tem casas muito interessantes, pena que eu consegui poucas que estavam a venda no site. Pretendo quando for para lá tirar fotos dentro de um dos 3 condomínios de luxo da cidade, onde existem casas milionárias, e nos bairros mais chiques.

22.


23.


24.


25.


26.


27.


28.


29.


30.


31. Esse é o estilo das novas casas da classe média alta da cidade.


32.


33.


34.


35.


36.


37.


38.


39.


40. Esta tava sendo oferecida por 1.100.000!!! Imagino quanto não custão as casas gigantes cheias de vidro que tem pela cidade.


Como não poderia deixar de mostrar, eis algumas fotos da natureza do município, com seus morros, cascatas, suas 29 lagoas, as praias do Atlântico...

41. Freeway (Lagoa dos Barros)


42. freeway


43.


44.


45. A cidade lá no fundo


46.


47. As próximas são da Lagoa da Pingela (aquela que é vista da BR-101, entre Osório e Maquiné)


48.


49.


50.


51.


52.


53.


54. Uma pequena panorâmica da lagoa.


55. Cascatas


56.


57. Praias (marítimas)


58. Orla de Atlântida Sul


59. Cruzamento entre a RS-030 com a Estrada do Mar (não sei porque, mas eu gostei dessa foto )


20. Eu tentei achar fotos das jazidas de areia da cidade, pois os lagos artificiais são lindos, água bem azul e areia branca e fina (um pequeno oásis caribenho no meio do banhado). A única foto que eu achei é artística, e não mostra a água.




Bom, era isso!
Espero que tenham gostado, pena que eu não consegui mostrar bem como é a cidade, que é bastante agradável e organizada.

Caso o thread tenha outra página (o que eu acho que é difícil) eu posto algumas fotos do Parque Eólico de Osório, com suas torres de quase 140m de altura.

>

0 comments: