| Este é um dos mais belos jardins da capital portuguesa e há cerca de duas semanas passei lá uma tarde muito agradável a tirar fotografias! Espero que gostem, eu sou um apaixonado por árvores... 
 "A enorme diversidade de plantas recolhidas pelos seus primeiros jardineiros, o alemão E. Goeze e o francês J. Daveau, provenientes dos quatro cantos do mundo em que havia territórios sob soberania portuguesa, patenteava a importância da potência colonial que Portugal então representava, mas que na Europa não passava de uma nação pequena e marginal.
 
 Algumas colecções merecem menção especial. A notável diversidade de palmeiras, vindas de todos os continentes, confere inesperado cunho tropical a diversas localizações do Jardim. As cicadáceas são um dos ex-libris do Jardim. Autênticos fósseis vivos, representam floras antigas, que na maioria se extingiram. Hoje são todas de grande raridade, havendo certas espécies que só em jardins botânicos se conservam. O Jardim é particularmente rico em espécies tropicais originárias da Nova Zelândia, Austrália, China, Japão e América do Sul, o que atesta a amenidade do clima de Lisboa e as peculariedades dos microclimas criados neste Jardim.
 
 Começado a plantar em 1873, por iniciativa dos professores Conde de Ficalho e Andrade Corvo, acabou por ser inaugurado em 1878."
 
 in "guia do jardim botânico"
 
 Entrada
 
  
 NÃvel Superior
 Jacarandá
 
  
  
  
  
  
 Paineira Barriguda e sua flor
 
  
  
 NÃvel Inferior
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 Lago
 
  
 Uma belÃssima Faia
 
  
  
 Outra da famÃlia da Paineira e sua flor
 
  
  
  
 Folhas de Castanheiro da Ãndia e Plátanos
 
  
 Cicadáceas
 
  
  
  
 Jardim dos Cactos
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 Flores
 
  
  
  
  
 Panos verticais
 Ficus macrophylla
 
  
  
 Paineira-Barriguda
 
  
 Araucária
 
  
 Cipreste do México
 
  
 Palmeiras
 
  > | 
0 comments:
Post a Comment