Tuesday, April 17, 2007

Pernambucólico - Recife, visão lírica de uma metrópole

Recife é notoriamente famosa por seus grandes espigões residenciais. Tenho visto vários threads onde o foco é o skyline da Zona Norte da Cidade, denso em sua frieza urbana. Creio que muitas pessoas se perguntem o porquê de ficarmos amontoados em uma área tão restrita. Ao fim desse thread vocês entenderão. Por favor tenham paciência até o descarrego completo das fotos.

Bom passeio!

1. Saí de Setúbal especialmente para ir ali, onde estão os arranha-céus.


2. Antes vou dar uma paradinha num local especial. Esse casarão fica na subida da ladeira (Apipucos).


3. Achei bonito e resolvi olhar pelo portão.


4. Passei na porta da mansão do grande mestre Gilberto Freyre.


5. E resolvi tirar uma foto do jardim. Pena que a casa fique a dezenas de metros daqui, não deu para mostrá-la.


6. Ufa! Foi duro subir essa ladeira.


7. Mas compensou. Estou na Faculdade Marista.


8. Bonita, não?


9. O lugar é tão lindo! Vou orar agradecendo pelos meus olhos.


10. Falaram que aqui tinha um bosque.


11. Ah! Encontrei o bosque! Olha lá uma ave em pleno vôo.


12. Quase esqueço que estou em Recife.


13. Talvez seja porque andar por alamedas lembre o paraíso.


14. Pena que tenho que ir embora. O que será que protegem atrás desses muros?


16. Aqui já foi uma bela moradia. Pena que os novos donos não cuidam tão bem.


17. Acho que vou dar uma paradinha em Monteiro.


18. Adoro esse recanto. Parece mais casinhas de brinquedo.


19. Não dá vontade de ir embora.


20. Mas tenho que ir.


21. Não sem antes ver o açude de Apipucos.


22. Adoro as suas margens.


23. Olha a mansão Martins Mesel! Quanta coisa boa vivi aí! Aqui já foi uma discoteca, sabiam? Que bom que os novos donos mantiveram a casa em pé, mesmo sendo hoje apenas uma parte do condomínio.


24. Tenho que me apressar, estou no meio de uma curva e quero chegar logo no Poço da Panela.


25. Mas não resisto e paro antes para olhar o casarão.


26. Senti um calafrio! Dizem que por aqui andam fantasmas...


27. Será verdade?


28. Vou embora correndo!


29. Ah!!! Cheguei no Poço da Panela! Por que será que meu relógio começou a andar pra trás?


30. Vou perguntar nessa casa.


31. Ninguém respondeu. Vou naquela casa azul!


32. Novamente sem resposta. Acho que já entendi. Vou me calar e só apreciar o retorno do tempo.


33. Hmmmmm...


34. Alguém me chamou?


35. Acho que não.


36. Hmmmmm...


37. Novamente me chamaram! Tenho certeza!


38. Será que estou enganado?


39. Não, niguém me chama.


40. Muito estranho, será que uma oração resolve? (Igrejinha do Poço)


41. Acho que sim.


42. Essa sombra me deu uma preguiça...


43. Vou me sentar um pouco e descansar.


44. Pena que tenho que ir embora daqui.


45. Meu relógio ficou maluco, horas anda pra frente.


46. Horas anda pra trás.


47. Horas o tempo se confunde.


48. Horas nem eu mesmo sei.


49. Aí eu pisco os olhos.


50. E tudo se mistura de vez.


51. Mas eu resisto.


52. Resisto, mas tenho que ir.


53. Voltar à realidade, mas ser feliz.


54. Mas eu posso sonhar que sou um príncipe. (Mansão Batista da Silva)


55. E que moro num palácio encantado.


56. Casaria com uma princesa. (Capela do Colégio das Damas Cristãs)


57. Mas tudo é sonho.


58. Só um sonho.


59. Então me deu uma fome. Um sanduba já resolve.


60. Agora estou alimentado. Já que estou aqui pertinho, vou ver o Museu do Estado. (Ao fundo um dos primeiros grandes).


61. Palácio de ontem.


62. Pisado sem dó nem piedade, hoje é portal da casa que mora o gigante.


63. Mas são tão poucos palácios para tantos gigantes.


64. Palácios do caos.


65. Mas eu sou o Leão do Norte.


66. Tenho orgulho do meu passado.


67. Mas vou abrindo a janela do tempo.


68. Que o futuro eu quero ver.
>

0 comments: