Tuesday, April 24, 2007

Litoral Norte de SP, Parati + uma das únicas praias do BR onde o sol se põe na água!


Estou lotado de fotos aqui no meu computador, do tempo que morei na Argentina, do Uruguai, zilhões de BH... Decidi começar o despacho com uma viagem que fiz na época do Ano Novo, Dezembro-Janeiro 2006. Fui para o litoral norte de São Paulo, hospedando numa casinha, com amigos do meu irmão, na praia de Paúba, que fica bem ao lado da "badalada" Maresias, sendo que ambas, e várias outras prainhas por perto, são pertencentes ao município de São Sebastião.

Eu tenho mania de escrever muito, então vou fazendo uns comentários gigantes juntos às fotos heheheh

A Praia de Maresias - como várias na região, cercada de morros repletos de mata atlântica, e sem construções altas.
1

2



A Praia de Paúba - a seguinte, mais "low-profile", bem família. Achei Paúba, como bairro/urbano bem mais legal que Maresias, que é um monte de casas com murões, muita poluição visual, péssimo urbanismo e acesso à praia por uns becos longos, entre os muros das casas. Em Paúba também não tem avenida beira-mar, mas fizeram de um jeito bem mais legal, chega à praia umas ruazinhas de areia estreitinhas, rodeadas de casas em geral sem muros, cheias de jardins. Pena é esse morro não estar coberto de mata, o que fica bem mais bonito. Se quiseram desmatar, ao menos deveriam deixar só grama, são esses tocos de árvores em alguns pedaços que dão um aspecto desarmônico
3


Passeando nas pedras que dividem Paúba de Maresias
4


Paúba
5


... e Maresias
6



Maresias com o sol se pondo - não soube qual escolher, então pus as duas
7

8


A praia mesmo de Maresias é bem linda, com uma areia muito branca e fininha
9


Jás ruas internas de Maresias não são muito bonitas (IMO)
10


Agora o por-do-sol em Paúba. Costumam dizer lá que só em Paúba em Jericoacoara, no Ceará, que o sol se põe no mar! Realmente, o litoral brasileiro todo aponta pro leste e para o norte, e apenas as raríssimas praias que apontam para o oeste veriam o sol se por no mar. Agora, só duas é um exagero, claro. Até pq toda essa região de Paúba, que é logo depois de Maresias, aponta para o Oeste-Sudoeste. Mas Paúba e essa praia da Ilha Grande são as melhor posicionadas. Na verdade, o continente fica ao fundo desse mar que aparece nas fotos, mas tão longe, que não aparece, por isso vc vê o sol no mar, durante o verão.

11


Ver o sol se pondo no mar é um espetáculo! Eu não resisti, tirei 1000 votos e vou colocar muitas aqui.
12


A cor é exatamente essa, estando lá, tudo avermelhado
13

14

15


Uma loucura esse céu! heheheh
16


Uma das coisas legais do sol se pôr no mar, ao invés de nascer, é que, além de ter uma luminosidade diferente, é um momento do dia totalmente diferente também. Todo mundo acordado, as famílias e gente de todas as idades na praia, todo mundo já aproveitou o dia, o sol, vêm aquela melancolia, o dia indo, tudo muito lindo hehehe Era muito legal, especialmente em Paúba, que tem muitas famílias alugando as casas, é um clima bem legal nessa hora. E como é uma praia só de casas, fica com gente, mas não cheia, lotada. É perfeito.
17

18

19



Ele indo...
20

21

22

23

Foi!
24




Andando de barco - no dia seguinte fizemos um passeio de barco, eu, meu irmão, e umas 15 pessoas, entre amigos e parentes de amigos dele. Fomos conhecer as ilhas por perto
25

26


Serra do mar ao fundo - É linda e imponente! Essa combinação de água e esse paredão verde é muito lindo!
27

28


A cor da água era linda demais
29


Reparem nas tonalidades da água
30

31


Como não tem praia na ilha, a gente pulava na água com salva-vidas, no fundo mesmo, e ficava boiando... Bah, uma delícia
32


Deixando a ilha para trás
33


A sempre imponente Serra do Mar
34


Isso aqui é o paraíso! Uma ilhazinha, com essa prainha que dá para os dois lados, uma água de cor verde maravilhosa, só se chega com barco, natureza total. Descemos aí e ficamos uns 40 minutos relaxando longe da civilização hehehe.
35

36


Essa parte cheio de ilhas próximas é legal demais, fica lotado de barcos, lanchas, botes, tudo! E eu numa carroça aquática!!! hahahaha A minha carroça aquática demorou quase 2 horas para chegar perto de uma ilha que estava à metade da distância da que se vê nas fotos do pôr-do-sol.


Ilhas
37

38


A casinha onde fiquei. Paúba é cheio de casas assim, algumas mais feias, outras bem mais charmosas, mas todas com muito verde, é bem legal. Muitas casas não tem muro.
39


A sede/centro de São Sebastião. Achei bem feia, no geral.
40


Essa rua aqui até engana
41


Continuando na estrada, mais outra praia. O litoral é todo assim, só casas, muitas árvores, morros verdes, estradas subindo os morros. Lá no chão não é tão bonito, no geral, mas já fico feliz demais da ocupação da cidade ser assim, sem prédios, tudo bem pouco denso, mantendo as praias bem tranqüilas.
42



Voltando para BH via Rio

Parati - é uma cidade cheia de altos e baixos, mas melhor do que eu esperava. O centrinho histórico é bem pequeno e de construções bem mais simples que uma Ouro Preto, mas fora isso, não tem muito sentido fazer comparações, são cidades distintas, estilos diferentes. A parte não-histórica é muito feia, na minha opinião.

De dia achei a cidade muito lotada de turistas, mal dava para andar, tudo lotado, não se encontrava mesa em restaurantes, tudo excessivamente turístico, sabe? Mas, de noite, a impressão meio ruim foi totalmente revertida, fica menos cheio, continua bem turístico, mas um turístico bem mais interessante. Os restaurantes, quase fast-food de dia, viram lugares charmosos, com luz baixa. Vários colocam música ao vivo, que fica ressoando pela rua. Vários artistas se apresentando na rua, jazz, MPB e, visualmente, além da iluminação por lampiões, os fios aparecem bem menos.



O que mais me indignou: fios em Parati
43


Mas a conservação do Patrimônio é impecável
44

45

46


Mas, não adianta, os fios atrapalham muito! Fico devendo fotos melhores da cidade, passei um dia lá, não preocupei em tirar fotos.
47

Aproveitando a visão de raio X do Farrapo que me chamou a atenção dessa foto, lembrei que nunca vi tanto casal gay na rua andando de mão dada, namorando, tudo bem à vontade, como em Parati. O ambiente é bem aberto por lá.

48


Chegando em Angra
49

50
>

0 comments: