Saturday, May 5, 2007

Meu primeiro thread - Imagens de Setúbal - O bairro recifense que não existe.

Realmente o bairro de Setúbal não existe no mapa da cidade. É uma pequena área localizada no bairro de Boa Viagem, porém com características próprias. Esse pedaço de Boa Viagem é tão diferente que deram esse apelido. É uma zona quase que totalmente residencial, seu comércio limita-se a pequenos estabelecimentos.

Por ser uma área relativamente nova (só começou a se desenvolver na década de 1970) foi premiada com um planejamento urbano pouco comum em Recife. São ruas largas, arborizadas e, apesar de não haver quase nenhum pedestre circulando, suas calçadas são bastante largas.

É um bairro predominantemente verticalizado, porém algumas mansões e casas de classe média construidas nas décadas de 1970 a 1990 ainda resistem. Por estar numa área militar e por sua proximidade com o aeroporto, os edifícios mais altos se concentram numa faixa entre o mar e o canal do Rio Jordão (algo em torno de 1,5Km). Os grandes ainda não chegaram por aqui, creio que o edf. mais alto tenha algo em torno de 30 andares, mas estrutura urbana e espaço é o que não falta por aqui. O skyline visto à partir da Av. Boa Viagem é bastante denso, mas as fotos a seguir priorizam a visão a partir da ruas. Escolhi os arredores de onde moro para estreiar, espero que gostem!

1. Rua Setúbal - A mais antiga. A rua que dá nome ao bairro. É a primeira paralela do mar.


2. Rua Setúbal.


3. Faixa local da Av. Visconde de Jequitinhonha.


4. Meu caminho para ir a praia. Foto tirada da esquina de minha rua. Notem o mar ao fundo.


5. Av. Visconde de Jequitinhonha. À esquerda será construído o Parque Dona Lindu, o primeiro da Zona Sul e o único à beira-mar de Recife. O edifício branco ficará colado ao parque.


6. Vista parcial do skyline de Setúbal a partir do futuro Parque Dona Lindu. O sol atrapalhou um pouco e não deu para fotografar o trecho mais denso.


7. Futuro Parque Dona Lindu, alterando um pouco o ângulo.


8. Gosto muito das curvas desse edifício. Ele faz composição com outro ao lado, que também é curvo, mas um pouco mais baixo.


9. Vista da minha rua à partir da aérea vazada do meu prédio. Observem que a maioria dos edifícios tem a mesma altura. Isso deve-se ao fato que até a poucos anos atrás essa região era rota de fuga dos aviões que decolavam do Aeroporto Internacional dos Guararapes, então o limite de altura era de 10 andares. Isso acabou e a rua já ganha novos contornos.


10. Concentração de prédios, vistos da área vazada do edifício que moro.


11. Esse é o edifício mais alto da minha rua. Acho meio feioso, mas se destaca numa área que boa parte dos prédios tem só 10 andares.


12. Esquina da rua onde moro. Observem como não tem quase ninguém na rua.
>

0 comments: