Saturday, April 28, 2007

UM DOS BAIRROS MAIS LUXUOSOS, ELITISTAS E FAMOSOS DO BRASIL: A PAMPULHA

Poucas cidades no Brasil conseguiram ter um bairro de mansões que se tornou famoso pelo país afora e até no exterior, no meio da arquitetura. BH conseguiu, com a sua Pampulha.



Na Pampulha estão algumas das maiores casas de BH e boa parte das famílias mais tradicionais de Minas Gerais ainda moram por lá, em volta da lagoa.

Muito antes do Belvedere e do Mangabeiras pensarem em existir e dos seus respectivos emergentes, a Pampulha já "reinava".

Há várias casas de 1 quarteirão, tudo isso dentro da terceira RM do Brasil.

Quem conhece bem a Pampulha sabe como é legal aquilo lá.
Vc se sente meio nos anos 60, naquela época que o Brasil prometia mto hahaha. E tb foi uma época de ouro pra BH. A cidade era o principal centro bancário do país e crescia de vento em poupa. Depois veio a estagnação da cidade nos anos 80 e 90, e o boom que começou no final dos anos 90, GRAÇAS A DEUS hahah!!


Enfim, a Pampulha simboliza bem esse lado rico mesmo que BH sempre teve, especialmente por ter sido uma cidade em que de uma hora para a outra as famílias mais ricas do segundo estado do Brasil na época, e segundo ainda quando se fala em elite política, se mudaram.

Agora vamos lá.




























Pampulha Iate Clube, PIC

"Foi numa Belo Horizonte do final da década de 50, quando a alta sociedade mineira se dividia entre o Country, o Automóvel Clube e o Minas Tênis, que surgiu a idéia de se formar um novo clube na cidade. Não deveria ser apenas um clube que reunisse a Classe A, mas que se tornasse conhecido nacionalmente pela importância social. Um clube diferente de todos os demais, inclusive no espaço físico, e que garantisse lazer, esporte e recreação de qualidade.

A obra seria imponente e reuniria três grandes mestres: Burle Max, Oscar Niemeyer e Cândido Portinari (o painel intitulado Peixes, que se encontra na sede da Pampulha, foi a última obra do pintor). O local escolhido possuía dimensões de 300m de frente para a lagoa da Pampulha, perfazendo uma área de 44.000 m2 . Um projeto arrojado, de grandes proporções e que teve o apoio de todos, desde o governador Magalhães Pinto ao prefeito Aminthas de Barros e demais vereadores. "
1


Vista aérea do clube com suas 9 quadras de tênis oficiais de saibro e suas várias piscinas, às margens da lagoa.
2


O clube e suas famosas festas nos anos 60.
3

4

5

6

7

8

9


Oscar Niemeyer, que tem a maior história com BH, passeando pelo clube que ele ajudou a fazer.
10


Ainda no clube, atualmente.
11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22


A pérgula do PIC, feita por Niemeyer em 1961.
23

24


Cassino da Pampulha, atual Museu de Arte da Pampulha
25


Iate Tênis Clube, tb de Niemeyer

Reparem no visual anos 50. Eu adoro haha.
26


Essa construção grande que vcs vêem é o salão de festas e o vestiário em baixo. É revestida de azulejos azuis e brancos no primeiro andar. Tudo projetado por Niemeyer. Esses azulejos que tem em várias obras da Pampulha são MUITO legais.
27


Adoro o visual anos 50 !!
28


Piscina infantil debruçada sobre a lagoa
29


As VÁRIAS quadras de tênis.
30

31

32

33


Basquete
34


Casa do Baile, de 1947

Aqui eram realizadas algumas das festas mais badaladas de Minas. A Casa do Baile fica numa pequena ilha na lagoa ligada por uma ponte de pedestres. É toda revestida de azulejos.
35

36

37

38

39


A Igreja da Pampulha
40


A melhor parte

Agora, saindo dos pontos turísticos, está o mais bonito da Pampulha na minha opinião. As mansões modernistas. Casas com pé direito alto, muito vidro, janelões, azulejos e cores fortes. Todas com grandes jardins e grandes terrenos, e muita calçada portuguesa preto e branco.

Orla da Lagoa



Alguns trechos da orla da Lagoa são MUITO legais de se ver. As casas são cada uma mais interessante que a outra, especialmente para quem estuda arquitetura.
41



Uma das entradas de uma mega mansão que ocupa um quarteirão inteiro. Essa casa tem várias entradas diferentes, em cada um dos lados do quarteirão, de modo que vc não sabe qual é a entrada oficial. Há muros altíssimos e MUITAS plantas e árvores Dá para ver um pouco o estilo modernista dela, por detrás das plantas.

42

43


Os jardins são ENORMES, são vários metros de grama até chegar ao muro das casas.
44


Escultura
45


Anos 40, até antes do modernismo.
46


Tirei essa foto escondida. Enfiei a camera dentro da grade. É uma casa construída por Niemeyer, umas das raras CASAS que ele fez.
47

48


Bem anos 50. Sem muros, só jardins. Azulejos rosas e sem telhado. E tem essas pedrinhas vermelhas tb.
49

50

51

52


Bem anos 60.
53

54


Os terrenos enormes e as INÚMERAS palmeiras imperiais são uma das marcas da Pampulha.
55


Casa de 1 quarteirão. Parece até clube.
56


Entrando para o bairro, calçadas super largas, com faixas de grama e palmeiras imperiais.
57

58

59


Mais
60

61

62

63

64


65

66

67

68

69

70
>

0 comments: