Monday, May 7, 2007

CAPITAIS: BRASÍLIA É A MELHOR CAPITAL PARA SE VIVER! BELÉM E RECIFE, AS PIORES...:(

Qual a melhor capital brasileira para se viver?


27/07/2005 - 14h20
InfoMoney

SÃO PAULO - Entre as maiores cidades do País, Brasília é o melhor lugar para se viver, segundo revela um estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) que analisou as condições de vida da população de 11 capitais brasileiras.

Em primeiro lugar disparado no ranking, Brasília apresenta resultado 108,27% acima da média. Na seqüência aparecem Goiânia e Porto Alegre, cujos índices de qualidade de vida superaram a média nacional em 27,92% e 21,72%, respectivamente. Por outro lado, as piores condições foram observadas em Belém, onde o indicador ficou 79,40% abaixo do nível brasileiro, e em Recife, com saldo negativo de 35,22%.

Vale dizer que a elaboração do índice se baseou na Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), levando em conta dados como renda familiar, condições de moradia e alimentação, poluição, violência, e avaliação de serviços públicos, entre eles, coleta de lixo, iluminação de rua e fornecimento de energia elétrica.

Violência
Uma das variáveis mais significativas para a composição do índice de condições de vida se referia à violência e vandalismo. E neste quesito surpreende o fato de que os moradores de São Paulo e Rio de Janeiro demonstrem satisfação com suas respectivas cidades. As duas maiores metrópoles do Brasil, muito embora sejam vítimas notórias do problema, figuram nas melhores posições da pesquisa.

De acordo com o estudo da FGV, o índice paulistano ficou 8,66% acima da média nacional, o que coloca São Paulo no terceiro lugar da lista. Logo atrás, o Rio de Janeiro alcançou resultado 7,87% positivo, suficiente para deixá-lo no quarto posto. Na outra ponta desta tabela, inusitadamente, Belém registrou a maior insatisfação de seus moradores (-72,59%), e foi seguida por Belo Horizonte (-28,14%).

A forma como a FGV realizou a pesquisa não permite conclusões definidas sobre estes resultados atípicos, mas dois motivos distintos podem justificar o comportamento. Por um lado, recentes investimentos no combate à violência paulista e carioca talvez tenham provocado certa sensação de confiança nos moradores destas cidades. Por outro lado, há a possibilidade da resignação explicar o baixo índice de insatisfação, ou seja, após tantos anos convivendo com o problema, estas pessoas acabaram se acostumando a ele.

Índice geral
Ao se considerar o ranking geral de qualidade de vida, São Paulo alcança a sexta posição, com resultado 8,19% acima da média. Já o Rio de Janeiro não passa do oitava lugar, e seu índice é negativo em 13,91%.

As demais posições da lista foram: Curitiba, em quarto lugar, com 18,88%; Belo Horizonte, na quinta posição, com 15,76%; Salvador, em sétimo, com -12,49%; e Fortaleza, em nono, com -26,57%.>

0 comments: