Monday, May 7, 2007

O modernismo estragou as cidades brasileiras? Qual a opinião de vcs?

Eu estava vendo a pouco as fotos de Nova York, que é uma cidade antiga e que tem prédios de todos os estilos e épocas, e reparei que não há nenhum prédio brancão e com aquelas janelas enormes que são tão comuns nas grandes cidades brasileiras , pelo menos São Paulo, Rio, BH, POA, Campinas, Salvador. Porque eu tenho a impressão que a absoluta maioria das construções no Brasil são modernistas ou tentam ser? Eu, pessoalmente, não vejo nenhuma graça no modernismo, mas há muitos que gostam. O que eu não entendo é porque ele parece ter tomado conta de todas as áreas das nossas cidades e dominou o visual urbano de uma forma que não consigo encontrar igual em outro lugar do mundo. E pensar na quantidade de prédios históricos lindos que foram destruídos no centro de São Paulo e Rio para dar lugar a caixotes brancos - horrorosos,IMO-... Eu vejo fotos da Europa , seja Londres ou Paris, e não vejo esses caixotes modernistas...
Mesmo nos EUA, Canadá,, os prédios existentes , mesmo os das décadas de 60 e 70, tem linhas mais atemporais.

Não estou aqui dizendo que só é bonito o estilo vidro-granito, é claro que acho lindo construções clássicas, ou góticas, ou enxaimel, mas não consigo engolir uma coisa estilo modernismo.
Eu não entendo praticamente nada de arquitetura, e nem tento mais conversar sobre essa opinião minha com amigos que são arquitetos, pois eles só faltam me matar.

Queria saber o que vcs pensam sobre o assunto.>

0 comments: