Sunday, April 15, 2007

RECIFE É ASSIM...UM MUSEU DE ARTE A CÉU ABERTO

Do site: http://www.educacional.com.br/report...cife/museu.asp

Recife é assim: um imenso museu de arte a céu aberto, pronto a ser visitado. Graças a uma lei municipal de 1961, prédios com mais de 1.000 m2 de área construída só recebem o alvará de construção se na planta estiver especificado o local onde será colocada uma escultura ou um painel. Além disso, a obra de arte deve ser encomendada a um dos artistas cadastrados na Prefeitura da cidade. Essa obrigação, segundo o escultor Jobson Figueiredo, acabou fazendo com que Recife se transformasse no maior museu de arte a céu aberto do mundo. Â"Nem mesmo em Paris há tanta obra de arte nas ruas quanto aquiÂ", compara o escultor. E a lei também permitiu que artistas famosos, como Abelardo da Hora, Jobson Figueiredo, Corbiniano e Francisco Brennand invadissem o cotidiano de turistas e recifenses. Â"O rico, quando quer ver obra de arte, engravata-se e vai para o museu com ar condicionado. Eu não; só passeio pelas ruasÂ", conta o pedreiro Juvino, que, de tanto colocar esculturas em prédios da cidade, vai sendo atraído para o mundo das artes.

Nas ruas, praças, aeroporto, Shopping Centers sempre nos deparamos com esculturas, painéis e outras obras. Não vou mostrar aqui as obras que existem nos edfs residenciais, fico devendo. Mostro algumas em lugares públicos.
Monumento em homenagem à Restauração Pernambucana, quando os holandeses foram expulsos.

Estátua no Museu do Estado

Estação Central




Monumento Tortura Nunca Mais

Projeto "Eu vi o mundo...elel começava no Recife. Parque de esculturas de Francisco Brennand no Recife Antigo.

Gilberto Freyre na Praça de Apipucos

Painel de Brennand no novíssimo aeroporto do Recife, há outras esculturas dele por dentro.


Sobre a Praça da República:
Essa praça possui oito estátuas de bronze, dispostas em duas grandes fileiras, que representam divindades clássicas da mitologia greco-romana: Ceres (deusa da fertilidade), Diana (deusa da caça), Flora (deusa das flores), Juno (rainha dos deuses e do Olimpo, protetora das mulheres e do casamento), Minerva (deusa das artes e ciências), Niobe, Vesta e Têmis (deusa da justiça). Os postes de iluminação, por sua vez, são esculturas de ferro, bem trabalhadas, e que apresentam as três Graças, filhas de Vênus: Tália, a verdejante; Agláia, o esplendor; e Eufrosina, a alegria. Alguns anjos se encontram na base desses postes, de onde é possível ler três frases escritas em latim que, traduzidas, dizem o seguinte:

Diante dos homens o longo amor testemunha a união dos dois corações. Diante de Deus, a união dos espíritos.

Aqui Catarina depositou o coração do rei, seu marido, desejando poder sepultá-lo no próprio seio.

Coração que perdeu a morada, coração que seguiu as coisas do alto. A graça eleva de fato as coisas ao ponto culminante.
Eis a Praça
>

0 comments: