Monday, April 30, 2007

Lençóis/Chapada Diamantina-BA, o caminho das pedras - (by cerrado-fevereiro de 2007)

Origem
cidade de Lençóis surgiu em meados do século XIX com a descoberta de jazidas de diamantes na região de Mucugê. Contam os antigos que por volta de 1844 o Senhor Cazuza do Prado e o seu escravo vieram de Mucugê para descobrir diamantes. O escravo encheu os piquais e o senhor mandou o pagem vendê-los à Chapada Velha. O homem foi então preso como ladrão de estrada, mas sabida a história, o povo partiu em busca da nova lavra. Quem chegasse na época poderia ver de cima da serra os tetos das barracas estendidas, como se fosse uma verdadeira "cidade de lençóis". A notícia da descoberta propagou-se mais ainda e para cá vieram aventureiros de toda a parte da Província. Alguns de condições baixas, outros abastados, opulentos e com grandes recursos, inclusive numerosa escravatura, mas todos com o mesmo ideal: adquirir riquezas na Cidade de Lençóis.

O Garimpo de Diamante
O garimpo era um local típico nas lavras diamantinas com seus ranchos, suas bateias e outros instrumentos peculiares à região e utilizados na busca de diamantes e carbonatos desde os primeiros tempos de mineração. Em algumas planícies, leitos de rios, riachos e ainda nos canais naturais ficam as jazidas dos diamantes. O diamante é o rei das pedras e lá nos garimpos, os homens trabalhavam intensamente ao som do disco giratório e do bater rítmico das águas na roda que impulsionava a indústria e fazia brilhar ainda mais as gemas que serviam de adereço às damas da nossa sociedade.

O auge do Cíclo
No auge do ciclo, Lençóis foi a maior produtora mundial de diamantes, posição hoje ocupada por Angola. A riqueza gerada com a mineração do diamante, possibilitou na época a importação de moda, estilo e novidades da Europa. A importância do pólo era tanta, que nesse tempo o governo francês instalou um consulado na cidade para facilitar a importação das pedras. Como a pedra era abundante, outras cidades também se desenvolveram como Andaraí, Mucugê, Igatu, Palmeiras, Guiné e Caeté-Açu.

A jóia é o Turismo
Lençóis apresenta um casario colonial muito rico e interessante, com bares, restaurantes e hospedagens na sua maioria instaladas nesses prédios antigos, o que confere um clima altamente charmoso à cidade, além de estar inserida na Chapada Diamantina, com suas cachoeiras e montanhas de encher os olhos. Atualmente, a cidade conta com uma ótima infra-estrutura para absorver a demanda do turismo. A cidade está a 400 km de Salvador, ligada por estrada asfaltada e conta com um moderno aeroporto, com vôos para algumas capitas brasileiras.
A Cidade Patrimônio é considerada pelo meio turístico como um dos 10 melhores destinos turísticos do Brasil.

01



02



03



04



05



06



07



08



09



10



11



12



13



14



15



16



17



18



19



20



21



22



23



24



25



26



27



28



29



30



31



32



33



34


Aguardo comentários.>

0 comments: