Sunday, May 6, 2007

PERNAMBUCO, por LENINE...com fotos.

Ontem eu tava escutando a música Leão do Norte, de Lenine, na voz de Elba Ramalho. Enquanto ouvia, umas imagens me vinham à mente. Resolvi mostrá-las aqui. É um pouco da cultura do meu estado. Espero que gostem.

Leão do Norte
Lenine

Composição: Lenine e Paulo César Pinheiro

Sou o coração do folclore nordestino
Eu sou Mateus e Bastião do Boi Bumbá




Sou o boneco do Mestre Vitalino


Dançando uma ciranda em Itamaracá


Eu sou um verso de Carlos Pena Filho

"...Hoje, serena, flutua/ metade roubada ao mar, metade à imaginação,/ pois é do sonho dos homens / que uma cidade se inventa...".

Num frevo de Capiba

"E se aqui estamos cantando essa canção
Viemos defender a nossa tradição
E dizer bem alto que a injustiça dói
Nós somos madeira de lei que cupim não rói"


Ao som da orquestra armorial
Sou Capibaribe
Num livro de João Cabral



Sou mamulengo de São Bento do Una


Vindo no baque solto de Maracatu


Eu sou um alto de Ariano Suassuna


No meio da Feira de Caruaru


Sou Frei Caneca do Pastoril do Faceta


Levando a flor da lira


Pra nova Jerusalém


Sou Luis Gonzaga


E eu sou mangue também


Eu sou mameluco, sou de Casa Forte


Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte


Sou Macambira de Joaquim Cardoso
Banda de Pifo no meio do Canavial



Na noite dos tambores silenciosos
Sou a calunga revelando o Carnaval



Sou a folia que desce lá de Olinda


O homem da meia-noite puxando esse cordão


Sou jangadeiro na festa de Jaboatão
>

0 comments: